Hoje resolvi falar de Deus. É algo amplamente complicado (ao menos pra mim), mas ainda assim me arriscarei.
A bíblia diz em Gêneses 2:26 “E Deus prosseguiu dizendo: “façamos [o] homem à nossa imagem, segundo à nossa semelhança". Ponto. Assim é pra ser. Sejamos homens e mulheres parecidos com o criador, obvio que esse parecer vai além de algo físico, falamos de conduta, perfeição,Amor, compaixão, valores e tudo mais. Mas o que percebo, é que atualmente, isso tem mudado bastante.
A busca pela essência do criador tem sido distorcida dia pós dia pelos homens, seus interesses e sua subjetividade. Como assim? Subjetividade? Isso mesmo. As pessoas usam o nome e palavra de Deus para se firmarem naquilo que lhe é conveniente, e tal atitude é muito, mas muito golpe baixo!Como assim? Quando você ouve alguém dizendo: “Deus só vai te perdoar se você fizer isso” ou “Deus diz que as coisas são assim ou assado” são exemplos, e isso é muito injusto.
Vejo isso todos os dias, pessoas e mais pessoas querendo julgar nossas ações “baseadas” na palavra de Deus, quando na verdade omitem a forma rancorosa e maléfica que vivem, mascarada com as palavras do Soberano. Ou seja, quando você quer achar alguma coisa errada, que r de alguma maneira taxar aquilo como errado, automaticamente você coloca Deus pelo meio. Estou mentindo? Muitas vezes não pensamos duas vezes ao fazer isso.
Talvez seja esse o motivo para a existência de tantas religiões, para tantas “ramificações” cristãs, As pessoas criam imagem de Deus ao seu bel prazer.
Em uma de suas citações, Evans-Pritchard diz: “[...] Deus ainda reina, mas não governa mais”. Você duvida disso? Eu não! Quantos e quantos Lideres religiosos e governantes, querem nos coagir com suas idéias errôneas, com pouco fundamento, tudo isso, pela “ordem e vontade de Deus”. Fazem d’Ele uma marionete, essa é a verdade. Afinal, quem vai discordar da palavra de alguém que fala em nome de Deus? Pra que? Pra ir queimar no inferno? Ou ser acometido por uma doença que veio sobre nós para pagarmos o preço do questionamento?
Fatalmente, se Deus governasse, o sistema de coisas o qual estamos inseridos estaria essa bagunça? As crianças que passam fome são vitimas do pecado de Adão e Eva ou o mau uso do dinheiro e a ganância pelo domínio que gerou isso?
E quantas e quantas vezes usam a bíblia para se fundamentar em atitudes e pensamentos preconceituosos? Usando partes isoladas, sem analisá-la em um contexto homogêneo?
Pois bem, Que vocês pensem bem nisso, os homens tem manchado a imagem de Deus dia pós dia sem sequer terem consideração naquilo que eles mesmo acreditam, distorcem e modelam Deus mediante suas vontades e necessidades, de maneira absurdamente conivente.